Depois de Itabuna, presidente da CAAB sugere Sala da OAB no presídio de Ilhéus
Presente na solenidade de inauguração da Sala da OAB no Conjunto Penal de Itabuna (CPI), o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho, disse que iniciativa semelhante precisa ocorrer em outras unidades prisionais do Estado, sugerindo que o próximo passo deveria ser a implantação de uma sala no Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, e na Casa de Detenção, em Salvador.
Membro do Conselho Penitenciário da Bahia, órgão ligado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Luiz Coutinho disse que levará essa sugestão para a próxima reunião do Conselho. “São ações que contribuem bastante para melhorar o dia a dia dos advogados que atuam na área criminal. Por isso mesmo, tenho certeza de que o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, vai encampar essas sugestões”, acrescenta o presidente da CAAB, ressaltando que o Conselho Penitenciário é um órgão fiscalizador com poderes para sugerir medidas dessa natureza e que vai recomendar o mesmo para outras regiões da Bahia.
A inauguração da primeira Sala da OAB em unidades prisionais ocorreu no dia 30/03, no CPI de Itabuna, com a presença do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, que liderou a comitiva da Ordem no município do sul baiano. Em seu discurso, Luiz Viana denominou o novo espaço de Casa das Liberdades. “Para nós, significa uma extensão da Casa das Liberdades, que é como nos referimos à OAB. É muito importante para garantir dignidade aos advogados e advogadas que possuem clientes no estabelecimento prisional”, ressaltou.
Já o presidente da subseção da OAB-BA em Itabuna, Edmilton Carneiro, afirmou que “a construção da sala é o resgate da dignidade dos colegas advogados na prestação de seus serviços no âmbito do Conjunto Penal de Itabuna”.
JUSTA HOMENAGEM – Sobre a indicação do nome do professor e advogado Alberto Galvão para a Sala da OAB no presídio, Luiz Coutinho disse que foi uma brilhante ideia e uma justa homenagem. “O professor Alberto Galvão foi responsável pela formação de várias gerações de advogados e um dos nomes mais importantes da legião de causídicos que trabalharam pelo fortalecimento da advocacia em nosso Estado”.