fbpx

Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Depois de Itabuna, presidente da CAAB sugere Sala da OAB no presídio de Ilhéus

02 Itabuna

Presente na solenidade de inauguração da Sala da OAB no Conjunto Penal de Itabuna (CPI), o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), Luiz Coutinho, disse que iniciativa semelhante precisa ocorrer em outras unidades prisionais do Estado, sugerindo que o próximo passo deveria ser a implantação de uma sala no Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, e na Casa de Detenção, em Salvador.

Membro do Conselho Penitenciário da Bahia, órgão ligado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Luiz Coutinho disse que levará essa sugestão para a próxima reunião do Conselho. “São ações que contribuem bastante para melhorar o dia a dia dos advogados que atuam na área criminal. Por isso mesmo, tenho certeza de que o presidente da OAB-BA, Luiz Viana, vai encampar essas sugestões”, acrescenta o presidente da CAAB, ressaltando que o Conselho Penitenciário é um órgão fiscalizador com poderes para sugerir medidas dessa natureza e que vai recomendar o mesmo para outras regiões da Bahia.

A inauguração da primeira Sala da OAB em unidades prisionais ocorreu no dia 30/03, no CPI de Itabuna, com a presença do presidente da OAB-BA, Luiz Viana, que liderou a comitiva da Ordem no município do sul baiano. Em seu discurso, Luiz Viana denominou o novo espaço de Casa das Liberdades. “Para nós, significa uma extensão da Casa das Liberdades, que é como nos referimos à OAB. É muito importante para garantir dignidade aos advogados e advogadas que possuem clientes no estabelecimento prisional”, ressaltou.

Já o presidente da subseção da OAB-BA em Itabuna, Edmilton Carneiro, afirmou que “a construção da sala é o resgate da dignidade dos colegas advogados na prestação de seus serviços no âmbito do Conjunto Penal de Itabuna”.

JUSTA HOMENAGEM – Sobre a indicação do nome do professor e advogado Alberto Galvão para a Sala da OAB no presídio, Luiz Coutinho disse que foi uma brilhante ideia e uma justa homenagem. “O professor Alberto Galvão foi responsável pela formação de várias gerações de advogados e um dos nomes mais importantes da legião de causídicos que trabalharam pelo fortalecimento da advocacia em nosso Estado”.

 

Leave a Reply