Notícias

Fique por dentro do que acontece na sua Caixa

Novos advogados recebem Carteira da Ordem e ouvem palavras do presidente da CAAB

20
“É uma grande alegria poder receber vocês, que ingressam hoje em uma instituição altamente democrática que é a Ordem dos Advogados do Brasil. Para mim, essa é uma oportunidade especial. Poder saudá-los como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAA-BA), mas com a ideia de um advogado com mais de 20 anos de militância na advocacia. E, gosto de lembrar, apesar de mais de duas décadas de atuação, parece ontem que eu estava sentado aí como vocês esperando para receber a minha Carteira da Ordem”, disse o presidente da CAAB, Luiz Coutinho, que falou aos novos advogados que receberam a Carteira da OAB-BA em solenidade realizada na sede da OAB-BA, nesta terça-feira (20/03). Confira galera de fotos abaixo.
Afirmando que nunca pensou que um dia estaria atuando na OAB-BA, em defesa de melhorias para a classe, Luiz Coutinho disse aos novos colegas que eles estão ingressando em uma instituição que tem a característica de defender uma série de pautas de interesse da sociedade civil, entre elas, os Direitos Humanos. “Tive a honra de ter feito parte da Comissão Nacional dos Direitos Humanos, como vice-presidente, e tive a oportunidade de poder deflagrar várias ações positivas em prol da sociedade civil. E nesse caso específico, temos o prazer de estarmos inseridos na Ordem que trava uma grande luta no Rio de Janeiro, no caso da vereadora Marielle Franco”, pontuou, lembrando que os jovens advogados devem engrossar as fileiras de resistência da OAB.
Luiz Coutinho também falou aos jovens advogados sobre os avanços que a atual gestão da OAB-BA vem conseguindo para a advocacia no Estado, destacando a reforma e construção de sedes das subseções, como ocorreu no dia 16/03 com a inauguração da nova sede da OAB-BA em Itabuna, principalmente com o objetivo de dar mais dignidade aos advogados do interior. “E esse foi um compromisso da gestão do presidente Luiz Viana, aqui representado pelo companheiro Fabrício Castro, que tem caminhando comigo há mais de seis anos transformado a Ordem cada vez mais, principalmente no interior baiano. E vamos continuar construindo. E o mais importante é que quando nós contribuímos com a Ordem fazemos a advocacia ficar mais forte”, acrescentou lembrando que a defesa das prerrogativas do advogado é uma das bandeiras defendidas de forma intransigente pela atual gestão da OAB-BA.
“Juntos somos mais fortes e quando nos unimos nenhum advogado é desrespeitado. Um advogado sozinho pode ser vítima do arbítrio, mas todos os advogados juntos podem fazer frente a qualquer ameaça ao estado democrático do direito”, acrescentou o presidente da CAAB lembrando que os jovens advogados devem abraçar a luta da Ordem, “A advocacia é que me faz acordar todos os dias e sair para trabalhar… Todos os dias em que eu sair para advogar saio com a certeza de estar me divertindo, fazendo uma coisa que eu gosto”.
Finalizando, Luiz Coutinho fez uma explanação sobre o que é a CAAB dentro da estrutura organizacional da OBA-BA e sua importância para o fortalecimento da advocacia tanto na capital quanto no interior do Estado. “Nossa gestão vem sendo marcada por ações que interiorizam os serviços e benefícios que a Caixa de Assistência presta aos profissionais da capital. E estamos conseguindo isso, na prática, para o interior a cada dia de nossa gestão. Portanto, vocês devem buscar o apoio que a CAAB oferece aos advogados tanto na área de serviços e benefícios como o ADVantagens, que hoje conta com mais de mil convênios e também os serviços de saúde oferecidos em nossa sede como médico clínico, ginecologista, nutricionista e o moderno o Centro Odontológico”.
A mesa alta da solenidade foi presidida pelo conselheiro federal Fabrício de Castro e foi composta pelo ex-secretário de Justiça Sérgio Sanches, do decano Adilson Afonso de Castro, do procurador de Justiça Washington Carijé, da conselheira do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados Juliana Camões, da presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-BA Adriana Oliveira, do secretário-geral Carlos Alberto Medauar, além de Luiz Coutinho.